
ola a todos!!:D
Antes de mais queria desejar um bom começo de aulas, a todos os meus colegas.
Como é lógico este espaço está destinado à cadeira de Tecnologias Educativas II, sobre as eventuais novas aprendizagens que eu própria vá adquirindo ao longo das sessões mas também para deixar a minha reflexão critica acerca do livro que nos foi indicado para ler do autor Seymour Papert intitulado de A família em rede.
Reflexão Crítica
Ao ler o 1º capítulo deu-me a impressão que este livro é diferente dos livros que abordam assuntos relacionados com a aprendizagem.Neste 1º capitulo pude compreender que existe a geração dos computadores à qual as crianças do actualmente pertencem.Pertencem devido à vontade imensa que tem de mexer, trabalhar, brincar com os computadores, sejam estas crianças de África ou de outro canto do mundo. A descoberta dos computadores feita pelas crianças e a tremenda paixão que as crianças tem por estes, é acompanhada de sentimentos e opiniões várias por parte dos pais e encarregados de educação.
Há pais que agradecem ate a invenção do computador, e de terem um computador em casa dado que permite que as crianças passem mais tempo em frente ao computador sossegadas sem intervir nas mil e uma tarefas que são das responsabilidade dos pais, por outro lado temos aqueles pais que os amedontra o modo como os seus filhos parecem dependentes do computador ou seja dos jogos, dos sites etc...
Mas há coisas fantasticas que podem resultar da interacção das crianças com o computador .As crianças podem eventualmente comunicar com crianças do outro canto do mundo, podem aprender coisas que se não fosse a descoberta do ciberespaço tal não aconteceria, têm a informação toda acerca de vários temas à distância de um clik.
Claro que há perigos.Há pais que se arrepiam só pelos simples facto dos eu filho estar a ser mal direccionado por sites de conducta duvidosa...
A verdade é que as crianças aprendem bastante depressa, o que elas podem fazer ao utilizar um cd-rom, o leitor de dvd, leitor de musica é deveras fantástico.Penso que há por ai muitos pais que deveriam dar a oportunidade do seu filho/a de lhe mostrar o que sabe e talvez assim aprender com ele, era uma forma bastante saudável de interacção entre pais e filhos.
Neste capitulo aparece um testemunho de uma mãe que acha que as tecnologias(computador) lhes estão a destruir a familia.O marido e os seus filhos parecem ter uma boa relação com o computador, tanto a nivel de internet, istalações de programas etc..Esta ausência de interacção que esta mãe parece ter com o computador está a aliena-la da sua família. Se ela desse uma oportunidade ao computador, podia aprender em conjunto com a sua familia as suas varias utilidades o que faria com que passa-se mais tempo com a sua familia havendo por isso uma maior interacção familiar o que resultaria numa aprendizagem continua, ou seja iriam aprender uns com os outros.

Sem comentários:
Enviar um comentário